tabPrancheta 1.png

TABÔA - FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO

taboa.jpg

A Tabôa tem a missão de fortalecer comunidades pelo acesso a conhecimentos, recursos financeiros e estímulo à cooperação, para que pessoas, negócios e organizações realizem seu potencial, rumo à sustentabilidade. Por meio de dois programas, que trabalham de forma integrada os componentes econômicos, socioculturais e ambientais, articula e mobiliza esforços para promover as mudanças com as quais deseja contribuir.

 

O Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno investe no fortalecimento de organizações, coletivos, lideranças e negócios locais, com especial atenção a comunidades tradicionais, juventudes e equidade de gênero. Ao fomentar relações comunitárias mais colaborativas e aprimorar capacidades, pretende-se contribuir para fortalecer o protagonismo da sociedade civil na gestão do território.

 

Já o Programa de Desenvolvimento Rural apoia pequenos produtores e negócios rurais em transição para sustentabilidade, com oferta de microcrédito e assistência técnica, disseminação de conhecimentos, qualificação técnica. Como parte dessas estratégias, empreende, desde 2018, a Muká Plataforma Agroecológica, em parceria com a Rede Povos da Mata e o Instituto Ibiá, envolvendo mais de 400 agricultores familiares. 

 

Com sede no distrito de Serra Grande, Uruçuca (BA), a Tabôa, atualmente, implementa ações que alcançam 28 municípios baianos, distribuídos entre os territórios do Litoral Sul, Irecê e Médio Rio de Contas. Também atua em frentes emergenciais, a exemplo da pandemia de Covid-19, apoiando a comunidade no enfrentamento dos contextos de crise. 


Ao longo de sua trajetória, tem acumulado expressivos resultados, tendo sido reconhecida, em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das Melhores ONGs do Brasil, premiação concedida pelo Instituto Doar. A atuação institucional também foi validada, em 2019, por uma avaliação externa de resultados, que confirmou a relevância e a eficácia das estratégias implementadas para gerar impactos positivos nos territórios apoiados.

 

Para saber mais sobre a Tabôa:

www.taboa.org.br

  • Facebook
  • Instagram