TABÔA - FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO

A Tabôa Fortalecimento Comunitário é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2014, com a missão de fortalecer comunidades pelo acesso a conhecimentos, recursos financeiros e estímulo à cooperação, para que pessoas, negócios e organizações realizem seu potencial, rumo à sustentabilidade.

 

Com sede no distrito de Serra Grande, Uruçuca (BA), atualmente, implementa ações que alcançam 28 municípios baianos – distribuídos entre os territórios do Litoral Sul, Irecê e Médio Rio de Contas. Atua por meio de dois programas, de forma articulada, valorizando as culturas, saberes, diversidade e vocações locais.

 

O Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno tem como foco o fortalecimento da sociedade civil e de empreendimentos locais como protagonistas do processo de desenvolvimento sustentável do território, gerando relações comunitárias mais colaborativas, aprimorando capacidades e ampliando o potencial de incidência sociopolítica destes atores.

 

Já o Programa de Desenvolvimento Rural visa fortalecer pequenos produtores e negócios em transição para sustentabilidade, gerar e manter postos de trabalho, melhorar a qualificação técnica e proteger a sociobiodiversidade local. Como parte dessas estratégias, empreende, desde 2018, a plataforma Circuitos Agroecológicos, em parceria com a Rede Povos da Mata e o Instituto Ibiá, envolvendo mais de 400 agricultores familiares. 

 

Também atua em frentes emergenciais, mobilizando recursos e esforços para fortalecimento da comunidade em contextos de crise. Em 2020, está implementando e apoiando ações emergenciais para o enfrentamento dos impactos da Covid-19, com foco em grupos e populações em maior situação de vulnerabilidade social.


Ao longo de sua trajetória, tem acumulado expressivos resultados e reconhecimentos, tendo recebido, em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Melhores ONGs, concedido pelo Instituto Doar, considerando transparência, gestão, estratégias e resultados alcançados. A atuação institucional também foi validada por meio de Avaliação Externa de Resultados, que confirmou a relevância e a eficácia das estratégias implementadas para gerar impactos positivos nos territórios apoiados.

 

Para saber mais sobre a Tabôa:

www.taboa.org.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

O trabalho Rede de Filantropia para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.redefilantropia.org.br