Expandindo e fortalecendo a filantropia comunitária no Brasil

expandindo.png

2021

Este documento tem a finalidade de apresentar o cenário da filantropia comunitária no Brasil e no âmbito internacional a partir da definição de conceitos e do mapeamento de tendências e experiências significativas no campo.
Este trabalho, que pretende ser uma aproximação inicial sobre a temática, foi elaborado com base em levantamentos bibliográficos e documentais e a partir de depoimentos recolhidos em entrevistas realizadas com diversos/as profissionais que atuam no campo da filantropia e do investimento social privado no Brasil. Ele foi concebido como um trabalho aberto, na verdade um pontapé inicial, que não pretende ser um documento completo e acabado, mas o ponto de partida para refletir sobre as práticas e experiências com a finalidade de contribuir com o fortalecimento de filantropia comunitária no país.
A primeira versão desta publicação foi desenvolvida no ano de 2019. Levando em conta a sua relevância para o campo, os públicos e impactos alcançados, a Rede de Filantropia para a Justiça Social decidiu relançá-la, atualizando informações (com base na pesquisa a Atuação da Organizações Membro Pesquisa nos anos de 2019 e 2020, realizada em início de 2021) e no contexto do Programa Doar para Transformar, integrando o selo que abarcará materiais de trabalho, publicações de debate teórico, de fortalecimento de capacidades e compartilhamento de experiências, com acesso e distribuição gratuitos e com tradução para outros idiomas.