rmPrancheta 1.png

REDES DA MARÉ

16a044d3a154fecd6ebf3e903f225383.jpg

A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil, que nasceu da mobilização comunitária a partir dos anos 80, nas favelas da Maré. Formalizada em 2007, tem como missão tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré, onde residem em torno de 140 mil pessoas. Em seus projetos sociais beneficia diretamente mais de 4.500 moradores, além de seus familiares e vizinhos. 

 

São ações nas áreas de educação, arte, cultura, memória, segurança pública e desenvolvimento territorial, que buscam superar a desigualdade histórica enfrentada pelas populações de favelas, com atenção especial em determinados segmentos sociais, tais como o de crianças e jovens e o de mulheres. O trabalho acontece a partir da mobilização e do protagonismo da população local e da articulação de uma ampla rede de parceiros, tecendo diálogos com instituições, sociedade civil, universidades, órgãos públicos e iniciativa privada.

 

Diante da pandemia e entendendo que as populações de favelas teriam um impacto maior, em março de 2020 a Redes da Maré lançou uma campanha chamada “Maré diz NÃO ao coronavírus” que começou com a perspectiva emergencial de garantia da segurança alimentar à população em maior vulnerabilidade social. Entre março e dezembro, distribuímos cestas de alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza para 18 mil famílias, beneficiando cerca de 55 mil pessoas diretamente. 


Além desta ação, a campanha atua em seis frentes, financiadas por empresas e pessoas físicas, para dar a dimensão do que precisa ser feito dado o momento atual: segurança alimentar, geração de renda, acesso a direitos e cuidados e prevenção em saúde e produção e difusão de informações e conteúdo seguros e apoio a artistas e grupos culturais locais.

 

Em 2021, a campanha abre três frentes prioritárias, dada às demandas da população neste momento: Segurança Alimentar; Direito à Educação e Cuidados em Saúde. Saiba mais em https://www.redesdamare.org.br/br/quemsomos/coronavirus

 

Para apoiar, acesse o nosso site e doe: www.redesdamare.org.br/doe

 

Para mais informações, redes@redesdamare.org.br

  • Facebook
  • Instagram