PROGRAMA DE

FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES

O Programa de Fortalecimento de Capacidades tem por objetivo construir e/ou fortalecer capacidades relevantes para as organizações membros, equipes, grupos, coletivos, lideranças da sociedade civil e parceiros, contribuindo para o reconhecimento e relevância do campo de filantropia comunitária e de justiça social no Brasil.

A estrutura temática proposta para o Programa foi elaborada com base em um processo de consulta junto aos membros. Trazendo a filantropia comunitária e de justiça social como tema central e transversal, o Programa está estruturado a partir da instalação de quatro Comunidades de Práticas:

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

SEGURANÇA E PROTEÇÃO

COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS

GRANTMAKING, TECNOLOGIAS SOCIAIS E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

CONCEITO DE COMUNIDADE DE PRÁTICAS

um grupo de pessoas [que] se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, [com] interação regular

 

(WENGER et al., 2014, p. 1).

Através das comunidades de práticas, a Rede fomenta também um processo de produção coletiva de narrativas e conhecimentos relacionados aos campos da filantropia comunitária e de justiça social para fortalecer essas agendas a partir da visibilidade das ações e iniciativas em andamento, e com o objetivo final de fortalecer vozes e direitos e promover a doação de recursos para as organizações.

O Programa prevê a realização de atividades em múltiplos formatos:

  • Encontros e peer learnings para compartilhamento de experiências e debates entre as organizações membro da Rede.

  • Webinários: seminários online, abertos, sobre diversos temas, a partir de apresentação de convidados das organizações membro, parceiros e especialistas.

  • Oficinas: reuniões conduzidas por especialistas convidados e parceiros.

  • Atividades especiais e seminários propostos pelas organizações membro e/ou organizadas pela Rede em parceria com outras instituições .

 

Ao longo de 2020, foram realizados sete encontros de forma virtual envolvendo 131 participações e, em 2021, dez encontros envolvendo 242 participações.