PROGRAMA DE APOIO ESTRATÉGICO

O Programa de Apoio Estratégico tem a finalidade de fortalecer o Programa de Incidência da Comuá através de desenvolvimento de ações voltadas para a produção de conhecimentos, de narrativas e de iniciativas de articulação junto ao ecossistema filantrópico nacional e internacional, promovendo as agendas de filantropia comunitária e de justiça socioambiental.   

O apoio às organizações membros é uma das linhas de ação deste Programa, envolvendo doações financeiras e o desenvolvimento de atividades afins. Procura promover a atuação coletiva e em rede para a construção conjunta de estratégias, narrativas, a produção e o compartilhamento de conteúdo que possam impulsionar e posicionar as agendas de incidência, ampliando práticas de grantmaking e a cultura de doações em prol de grupos, coletivos, movimentos, lideranças e organizações da sociedade civil comprometidas com esses campos de atuação.

O apoio às organizações membro também tem a finalidade de contribuir com o seu fortalecimento enquanto integrantes da Rede Comuá e a construção de alianças, buscando promover a troca de experiências e aprendizados e a articulação de parcerias.

Esta linha de atuação - apoio às organizações membros - teve início no ano de 2020. A partir da doação de R$ 207 mil reais (23 mil reais para cada membro participante, nove em total), as iniciativas apoiadas estiveram voltadas ao enfrentamento da COVID-19 nas seguintes linhas de atuação:

 

  • a) criação de fundos e linhas de apoio emergenciais para o enfrentamento ao COVID-19: doação de recursos para organizações, movimentos e grupos de base que estão realizando ações diretas (projetos);

  • b) mobilização comunitária e campanhas de doação: mobilização de atores, doadores e recursos para a realização de ações diretas (projetos);

  • c) Campanhas de comunicação, informação e produção de conhecimento: campanhas informativas, portais de notícias, organização de informações e produção de conhecimento nessa temática (projetos).

No fim de 2021, a Rede Comuá abriu mais uma vez a possibilidade de apoio a projetos desenvolvidos pelos Fundos membros a partir da doação de 1 milhão de reais em duas linhas de atuação: (1) desenvolvimento de estratégias, ações e produtos para o fortalecimento do programa de incidência da Comuá; (2) desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança (digital, jurídica, autocuidado etc).

Na linha de desenvolvimento de estratégias de incidência, estão sendo apoiados oito projetos voltados à criação de narrativas, à produção de material audiovisual, campanhas, mapeamentos, observatórios, manuais, metodologias e tecnologias sociais, como também a estruturação de fundos de apoio para microprojetos e estratégias, através da consolidação de parcerias.

Por sua vez, o componente de desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança conta com seis propostas que incluem contratação de consultoria jurídica para análise de riscos e revisão e elaboração de modelos de contratos, práticas de proteção de sistemas, redes e programas a ataques virtuais, adequação das organizações à Lei Geral de Proteção de Dados e criação de fundo de autocuidado.