procomum novo.jpg
_dsc5942_32792673427_o.webp

O Instituto Procomum (IP) é uma organização da sociedade civil que trabalha para fortalecer pessoas e organizações, articular comunidades e tecer redes promovendo, por meio da colaboração, a transição para um mundo comum entre os diferentes. Existimos desde 2016 e atuamos a partir da Baixada Santista, São Paulo onde fica nossa sede e nosso Lab Cidadão, o Lab Procomum, um espaço de criação, inovação e encontro de 1200m² com múltiplos espaços.


O IP visiona um mundo em que a sociedade esteja estruturada no afeto, na cooperação, na colaboração e na defesa da vida em todas as suas formas, seja por meio da arte e da criatividade, no enfrentamento às desigualdades; da tecnologia social e da inovação cidadã, na rearticulação do espaço cívico; e das comunidades auto-organizadas, no enfrentamento à violência, ao racismo
estrutural e à crise climática.


Atuamos em três eixos estratégicos:

  • Educação (aprender-fazendo) Apostamos em uma educação que nos ensine a refletir criticamente, viver e construir coletivamente a transição para um outro sistema.

  • Inovação (fazer-aprendendo) A Inovação que acreditamos é a que seja protagonizada pelas pessoas que são diretamente afetadas pelos problemas sociais; partimos do pressuposto de que elas conhecem suas causas e efeitos e trabalham para mudar esse contexto.

  • Expansão e Impacto (fazermos-juntos) Para que, cada vez mais pessoas tenham acesso às metodologias e tecnologias abertas de ativação de redes e comunidades, testadas em nosso território de presença, a Baixada Santista.


Queremos contribuir para uma sociedade em que a colaboração se sobreponha à competição nas relações humanas, a criatividade conduza a transição para o bem viver, a cidadania se organize em mais comunidades autogovernadas e redes cooperativas, o Estado e os agentes privados se submetam à ação coletiva comunitária e o cuidado oriente a reorganização social e econômica.

 


Conheça nossos sites:
www.procomum.org e lab.procomum.org


Fale com a gente:
contato@procomum.org


Acompanhe nossas redes sociais:

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram