• Rede

Rede doa R$ 1 milhão em apoio a projetos desenvolvidos pelas organizações membros

Iniciativas contribuem para o desenvolvimento de ações coletivas com capacidade de fortalecer a cultura de doação, ações de grantmaking e de proteção e segurança


No fim de 2021, a Rede de Filantropia para Justiça Social (RFJS) abriu mais uma vez a possibilidade de apoio a projetos apresentados e desenvolvidos pelos Fundos membros em duas linhas de atuação: (1) desenvolvimento de estratégias, ações e produtos para o fortalecimento do programa de incidência da RFJS; (2) desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança (digital, jurídica, autocuidado etc).


Na linha de desenvolvimento de estratégias de incidência, estão sendo apoiados oito projetos voltados à criação de narrativas, à produção de material audiovisual, campanhas, mapeamentos, observatórios, manuais, metodologias e tecnologias sociais, como também a estruturação de fundos de apoio para microprojetos e estratégias, através da consolidação de parcerias.


Voltados aos diversos públicos com foco em minorias políticas , os projetos contribuirão para fortalecer as estratégias de advocacy da RFJS e dos próprios Fundos. O apoio da Rede a essas iniciativas é uma ação estratégica, voltada a promover e incentivar o estabelecimento de parcerias entre as organizações membro, buscando contribuir para o desenvolvimento de ações coletivas e produtos diversificados no campo do grantmaking de justiça social e desenvolvimento comunitário, com capacidade para impactar o ecossistema filantrópico local.


Já o componente de desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança conta com seis propostas que incluem contratação de consultoria jurídica para análise de riscos e revisão e elaboração de modelos de contratos, práticas de proteção de sistemas, redes e programas a ataques virtuais, adequação das organizações à Lei Geral de Proteção de Dados e criação de fundo de autocuidado.


Aprendizado e estratégias coletivas


Os projetos que receberam o apoio da Rede serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses, e a conexão entre os Fundos deve ser permanente através da instalação de Comunidades de Práticas, no sentido de fomentar esse fazer coletivo e proporcionar acesso a conhecimento e ferramentas que auxiliem os processos coletiva e individualmente.


Muitos dos projetos em desenvolvimento envolvem mais de um Fundo em sua realização, e algumas vezes também outras organizações em parceria. O Programa de Apoio da RFJS é apoiado pela Porticus e pelo Programa Doar para Transformar.


Em dezembro de 2021, durante a realização do segundo encontro da Comunidade de Práticas (CoP) Comunicação e Narrativas, conduzida pela RFJS com os comunicadores dos Fundos integrantes, o grupo se reuniu para conhecer as propostas e produtos que serão desenvolvidos pelos membros a partir do Programa de Apoio e também para contribuir na solução de desafios já identificados em relação a cada projeto.


Esse é um dos objetivos das Comunidades de Práticas no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Capacidades : a construção de soluções coletivas e a troca de experiência, fortalecendo os projetos de cada organização e, ao mesmo tempo, trabalhando coletivamente para ampliar as doações. Além da CoP Comunicação e Narrativas, outras três envolvem as organizações membros da Rede em atividades nessa direção: Segurança e Proteção; Monitoramento e Avaliação; Grantmaking e Tecnologias Sociais.









16 visualizações0 comentário