Fundo Agbara e BrazilFoundation se unem à Rede de Filantropia para a Justiça Social

Por Camila Guedes


No mês que celebra seus dez anos de atuação, a Rede de Filantropia para a Justiça Social incorpora em seu quadro dois novos membros: o Fundo Agbara e Brazil Foundation.


Equipe do Fundo Agbara


Primeiro fundo filantrópico de mulheres negras do Brasil, o Fundo Agbara nasceu em setembro de 2020, em meio a pandemia de COVID-19, buscando uma filosofia de aquilombamento e desenvolvimento dessas mulheres. A missão do Agbara é promover acesso a direitos econômicos, através da potencialização do maior número de iniciativas de mulheres negras, viabilizando independência financeira e emocional. Desta forma, promover a geração de renda, inclusão produtiva, emancipação sócio emocional e desenvolvimento comunitário.


Em menos de dois anos de atuação, o Agbara já prestou mais de 2.000 atendimentos, a mais de 800 mulheres, por meio de aportes financeiros, capacitações técnicas e assessorias. Entre seus programas anuais de fortalecimento, destaca- se o “Avança Preta!”, edital que contribuiu, em sua primeira edição, com dez iniciativas de geração de renda de mulheres negras em todo o Brasil, que contaram com capacitação técnica e aportes financeiros de até R$5000 cada.


A BrazilFoundation é uma organização pioneira na filantropia brasileira, atuando com a mobilização de recursos para ideias e ações que transformem o país. Trabalham com líderes, organizações sociais e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros. O Fundo utiliza a filantropia estratégica para selecionar, investir e capacitar institucionalmente organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico.


BrazilFountation junto a organização apoiada


A atuação da BrazilFoundation se concentra em quatro áreas prioritárias: Empreendedorismo Negro, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Equidade de Gênero e Educação.


Durante seus vinte e dois anos de atividade, a BrazilFoundation arrecadou mais de 58 milhões de dólares que permitiram identificar, financiar e monitorar mais de 760 OSCs em 261 cidades de todas as regiões do país, alcançando milhares de pessoas. No site da organização é possível visualizar mais informações sobre os projetos apoiados em todo território nacional.


A Rede recebe os novos membros e suas equipes com muito entusiasmo, desejando que essa parceria venha somar fortemente para o fortalecimento e ampliação da filantropia comunitária e de justiça social no país. Sejam muito bem vindos!


Fontes: https://fundoagbara.org.br/ e https://www.brazilfoundation.org

45 visualizações0 comentário