Construindo um banco de dados global sobre filantropia comunitária

Atualizado: Fev 17

Centenas de planilhas e muito apoio dos/as nossos/as amigos/as


Por Inga Ingulfsen - Gerente de Pesquisa de Parcerias Globais, Candid


Como podemos direcionar a atenção para organizações que trabalham para que o poder esteja com as comunidades locais? Como podemos oferecer informações atualizadas sobre quem está fazendo o quê, e como, no campo da filantropia comunitária? Como podemos ajudar a aprender com essas organizações e entre elas? Essas foram as questões que um grupo de financiadores, pesquisadores e praticantes da filantropia comunitária discutiu em Nova York no começo de 2018. Agora, passados quase três– depois de revisar centenas de planilhas e receber muito apoio de colegas do mundo todo –, a Candid lançou o Diretório da Filantropia Comunitária (Community Philanthropy Directory, em inglês), um banco de dados global e gratuito que reúne organizações que atuam no campo da filantropia comunitária.


É mais importante do que nunca darmos destaque ao trabalho cujo foco está em trazer o poder para as comunidades locais. A propagação global da COVID-19 tornou impossível ignorar os profundos problemas estruturais, ineficiências e desigualdades no setor filantrópico, e vem acelerando novos chamados em prol de uma guinada para que o poder decisório esteja nas mãos das comunidades mais afetadas pela pandemia. Muitos financiadores se comprometeram com o Chamado à Ação do Council of Foundations para oferecer financiamentos mais flexíveis, dar apoio a mudanças estruturais, escutar e confiar no conhecimento especializado daqueles que trabalham diretamente com as comunidades impactadas.


A filantropia comunitária, em sua essência, tem seu foco em trazer o poder para as comunidades através de uma ênfase nos recursos e capacidades locais. As organizações de filantropia comunitária ocupam uma posição singular para responder a desastres e para mobilizar e redistribuir recursos locais para quem mais precisa deles.


No Reino Unido, fundações comunitárias têm desempenhado um papel de liderança na resposta nacional à COVID-19, mobilizando e distribuindo recursos e acionando voluntários no nível das comunidades. Além de organizar doações de materiais médicos, bens e serviços para famílias vivendo na pobreza, fundações comunitárias chinesas também recrutaram voluntários para ações na linha de frente, organizaram serviços de assistência em saúde mental para quem sofria com os efeitos do lockdown restritivo e fizeram parcerias com ativistas comunitários em planos de governança local. Na Romênia, 17 fundações comunitárias se aliaram para reunir uma quantidade inédita de doações para os esforços de combate ao coronavírus. Fundações comunitárias no México têm estado nas linhas de frente da resposta à pandemia. Armadas de sua experiência com os terremotos de 2017, essas organizações têm focado em programas voltados à resiliência comunitária, coordenando seu financiamento através da Comunalia, a rede mexicana de fundações comunitárias. Mais de 600 fundações comunitárias nos Estados Unidos lançaram fundos de financiamento dedicados para o combate à COVID-19.


Esperamos que o Diretório da Filantropia Comunitária aumente a visibilidade das organizações que atuam nessa área e facilite novas relações entre aqueles que estejam buscando se conectar e aprender com seus pares ao redor do mundo. O diretório lista mais de 2.000 organizações. Lá você encontrará informações básicas sobre a missão, áreas de trabalho e interesses de financiamento dessas organizações, assim como links para seus websites e informações de contato para saber mais. Você pode pesquisar por organizações de acordo com a região, populações atendidas e temas de atuação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que elas promovem e/ou pelo nome da organização.


As informações disponíveis no diretório foram coletadas e verificadas em um processo que durou dois anos e envolveu centenas de planilhas e muito apoio de nossos/nossas amigos/amigas em diferentes cantos do mundo. Revisamos informações retiradas de mais de 40 fontes, cobrindo mais de 90 países, e recebemos assessoria especializada e submissões diretas de dados de mais de 30 praticantes e pesquisadores/as que atuam no campo da filantropia comunitária. Sem o conhecimento especializado de nossos/nossas colegas, o diretório não existiria.


Agora que o diretório está no ar, precisamos de seu feedback e ajuda para mantê-lo atualizado. O movimento global da filantropia comunitária está continuamente se expandindo e evoluindo, e queremos que o diretório se expanda e evolua com ele. Se sua organização está listada no diretório, você pode atualizar suas informações usando o Atualizador de Fundações da Candid. Essa atualização vai garantir que o trabalho da sua organização esteja refletido de maneira adequada no diretório e em outros materiais da Candid. Se você souber de organizações não listadas, notar informações incorretas, tiver feedback para compartilhar ou se quiser fazer perguntas sobre o diretório, por favor nos escreva através do endereço cpdirectory@candid.org.


Originalmente publicado em: https://blog.candid.org/post/building-a-global-community-philanthropy-database-hundreds-of-spreadsheets-and-lots-of-help-from-our-friends/

61 visualizações0 comentário