Comunicando e produzindo conhecimentos: Doar para Transformar em foco

Por Milena Carneiro


Desde o início de 2021, a Rede de Filantropia para a Justiça Social vem se dedicando na estruturação e desenvolvimento do Programa Doar para Transformar. Já compartilhamos por aqui o início desses movimentos nas contribuições de Graciela Hopstein e Betina Sarue nos artigos “A Rede anuncia um novo programa com o apoio do Ministério de Relações Exteriores da Holanda: Programa Giving for Change (Doar para Transformar)” e “Construindo o programa Doar para Transformar”. Nesses textos, as autoras apresentam o programa e definem seu objetivo principal: “[...] promover a filantropia comunitária e de justiça social como estratégia para alcançar o desenvolvimento liderado pelas comunidades, fortalecendo a reivindicação de direitos.”


Como parte das ações do programa, temos o prazer de lançar duas atividades fundamentais para a comunicação e produção de conhecimentos da Rede: o site institucional disponibilizado agora também em inglês e o lançamento do Selo “Doar para Transformar” para publicações. Com a tradução do site institucional, pretendemos ampliar as vozes da Rede buscando o fortalecimento da filantropia comunitária e de justiça socioambiental e viabilizando diálogos de troca e fortalecimento de capacidades também com parceiros internacionais.


Nesse sentido, trazendo o mesmo nome do programa, o selo “Doar para Transformar” busca criar um espaço de reflexão e debate a partir da produção de publicações que promovam a filantropia comunitária e de justiça social como estratégia para alcançar o desenvolvimento liderado pelas comunidades, fortalecendo a reivindicação de direitos, com foco em minorias políticas. O selo visa abarcar materiais de trabalho, publicações de debate teórico, de fortalecimento de capacidades e compartilhamento de experiências, com acesso e distribuição gratuitos e com tradução para outros idiomas.


Para saber mais sobre o desenvolvimento desses trabalhos, continue acompanhando nosso blog, nossa biblioteca e nossas redes sociais!



Milena Carneiro é assessora de dados, comunicação e tecnologia da Rede de Filantropia para a Justiça Social

2 visualizações0 comentário