

O Instituto Comunitário Baixada Maranhense é uma associação, com fins sociais, com personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criada em assembléia de jovens e adultos naturais da Baixada Maranhense e convidados de organizações.
As fundações comunitárias são organizações da sociedade civil que atuam, considerando: área territorial delimitada, ampla articulação de investidores, gestão comunitária - da comunidade local, mecanismos de sustentabilidade - com a perspectiva de investimento no desenvolvimento local, a longo prazo.
Por que uma Fundação Comunitária na Baixada Maranhense?
O debate sobre Fundação Comunitária no Brasil começa a se ampliar na última década. Existem tanto no setor público, quanto na sociedade civil grupos e organizações sérios, éticos que buscam realizar um trabalho, com transparência e dedicação a objetivos coerentes com a luta pela construção de uma realidade mais favorável, para a maioria dos cidadãos.
São vários os aspectos positivos para a Baixada Maranhense que se identifica nesse formato de organização, sobretudo no arcabouço de conceituação do que seja uma fundação comunitária, tais como: o controle da atividade da Fundação pelo Ministério Público, a transparência no uso de recursos, a administração profissional, a gestão comunitária, o apoio a projetos locais, a criação de fundos que garantam a sustentabilidade de pequenos projetos produtivos e sociais, a capacidade de captação de recursos de outros apoiadores e filantropos em nível local, nacional e internacional. Além desses aspectos, ainda se destaca o seu caráter de uma instituição forte de apoio aos movimentos sociais, em territórios com baixos índices de desenvolvimento, o que pode contribuir para agregar força aos movimentos da sociedade civil, que lutam por uma sociedade mais humana, justa e solidária para todos, independente das conjunturas políticas e econômicas, numa ação contínua e cooperativa com todos, independente de etnia, gênero, classe, religião e opção política.
