PROGRAMAS

A área programática da Rede Comuá conta com o PROGRAMA DE INCIDÊNCIA, concebido como uma ação estruturante.

Tem a finalidade de promover a atuação coletiva e em rede para a construção conjunta de estratégias e narrativas, a produção e o compartilhamento de conteúdo que possam impulsionar e posicionar a agenda da filantropia comunitária e de justiça social nos ecossistemas filantrópicos brasileiro e internacional, ampliando práticas de grantmaking e a cultura de doações em prol de grupos, coletivos, movimentos, lideranças e organizações da sociedade civil comprometidas com esses campos de atuação.

Queremos agir coletivamente, e para isso é preciso construir de forma articulada não apenas as ações que operacionalizam estratégias, mas os conceitos e as bases conceituais que sustentam a mudança sistêmica que buscamos.

infográfico_pt.jpg

VOZES, comunidades locais, minorias políticas e a luta por direitos estão na base do programa.

Não é de hoje que se organizam meios de financiamento das lutas coletivas a partir das bases, mas hoje é fundamental que o ecossistema filantrópico reconheça e reflita sobre a direção das suas agendas.

Queremos incidir sobre a cultura de doações e o ecossistema filantrópico para fortalecer a sociedade civil e as lutas por direitos.

As narrativas são o insumo da incidência e são feitas de vozes, que desde a base, contam histórias de mudanças e transformações apoiadas pela filantropia comunitária e de justiça social.

O processo é cíclico e tem a potência de questionar sistemas tradicionais de filantropia pautados por agendas externas e por relações de poder organizadas de fora para dentro ou de cima para baixo.

  • No fortalecimento da filantropia local independente, capaz de promover estratégias de apoio (práticas diversificadas de grantmaking) através da doação progressiva de recursos para iniciativas e múltiplos atores da sociedade civil brasileira.

  • Com comunidades e minorias políticas reivindicando direitos, contribuindo para a construção de uma sociedade civil fortalecida.

  • Com atores filantrópicos nacionais e internacionais mobilizados e comprometidos com as agendas de filantropia comunitária e de justiça social.

  • ​Com as agendas de filantropia comunitária e de justiça socioambiental fortalecidas junto aos ecossistemas filantrópicos local, regional e internacional, reforçando a posição da Rede como um ator chave no debate.

O Programa de Incidência está estruturado a partir de duas estratégias-chave: INCIDÊNCIA EM PARCERIA COM MEMBROS, envolvendo o programa de fortalecimento de capacidades e de apoio estratégico, e INCIDÊNCIA NO ECOSSISTEMA.

clique nos títulos para abrir