FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS

O Fundo Brasil é uma fundação independente e sem fins lucrativos, instituída em 2006 por ativistas de direitos humanos de indiscutível relevância para a história do Brasil: Abdias do Nascimento (1914-2011), Margarida Genevois, Rose Marie Muraro (1930-2014) e Dom Pedro Casaldáliga (1928-2020). 

Tem como missão promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.

A fundação atua como uma ponte, viabilizando projetos de defesa dos direitos humanos com recursos doados por indivíduos, empresas e instituições de direito público e privado. 

Por meio de editais, o Fundo Brasil promove uma seleção isenta de projetos voltados à defesa de direitos. Esses projetos são, necessariamente, criados e liderados por ativistas e comunidades diretamente afetadas pelas violações de direitos que buscam combater. Além do apoio financeiro, os projetos também recebem acompanhamento qualificado para fortalecer seu trabalho, com respeito à autonomia, às especificidades e estratégias de cada coletivo, e buscando consolidar redes de ação. 

 

Desde seu primeiro edital, em 2007, o Fundo Brasil apoiou mais de 550 projetos e doou mais de R$ 29,5 milhões. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

O trabalho Rede de Filantropia para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.redefilantropia.org.br