baoPrancheta 1.png

BAOBÁ - FUNDO PARA EQUIDADE SOCIAL

641764ed84a652442178074af2ca661c.jpg

Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é uma organização sem fins lucrativos e seu objetivo é mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) e lideranças afro-brasileiras. O Fundo Baobá busca promover uma agenda que estimule a filantropia para a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética.

 

Além da promoção da equidade racial, o Fundo Baobá baseia-se na prática de excelência em termos de gerenciamento de recursos, transparência e prestação de contas. O Fundo Baobá para Equidade Racial é uma das organizações membro da Rede de Filantropia para Justiça Social e dirige suas ações para a busca por justiça social para a população negra. Elas são balizadas por quatro eixos programáticos: 

Viver com dignidade - é a busca constante por saúde e qualidade de vida. E o conceito de qualidade de vida não está relacionado apenas à questão do bem-estar físico. É necessário que se dê apoio a quem sofre as mais diferentes formas de violência, sendo algumas das principais a violência racial e a violência religiosa. A proteção às comunidades quilombolas em seus direitos também está embaixo desse chapéu.

Educação - que incentiva ações de enfrentamento ao racismo institucional no ambiente escolar da educação infantil ao ensino superior; projetos de vida e ampliação de capacidades socioemocionais entre adolescentes e jovens; formação de altos quadros. 

Desenvolvimento econômico - é o apoio a projetos e iniciativas para formação para o mundo do trabalho; empreendedorismo e promoção da diversidade racial nas empresas.

Comunicação e memória - apoio a projetos e iniciativas de valorização e difusão de bens culturais materiais e simbólicos (produção artística – música, dança, canto, literatura, etc.; práticas culturais tradicionais e inovadoras); mídia negra.

 

Conheça mais sobre o Fundo Baobá para Equidade Racial em seus canais na internet:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle