funbea.jpg

FUNDO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TRANSFORMAR TERRITÓRIOS COM EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS,

CONECTADAS À POLÍTICAS PÚBLICAS

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, é um fundo público não estatal, ou em outros termos, um fundo privado de interesse público, com a finalidade de fortalecer coletivos e processos educadores ambientalistas permanentes. Trabalha com a concepção crítica dos modos de viver das sociedades atuais, acreditando que é possível transformar os modelos socioambientais que vivemos por meio de experiências inspiradoras, rumo à sociedades sustentáveis.

Desde 2012, o FunBEA reúne sonhadoras e sonhadores, transformadoras e transformadores para fortalecer e enraizar a Educação Ambiental no Brasil, a partir do conhecimento, da prática, da crítica e do engajamento político nas diversas instâncias da sociedade.

 

Tem a missão de captar e aportar recursos para projetos e ações estruturantes, pautadas na educação ambiental crítica e comprometida com transformações profundas em todo o Brasil.

 

Sua atuação está estruturada três pilares:

 

Político – Buscando promover e fortalecer políticas de sociedade onde o governo tem importante papel, mas não é o único ator responsável pela concepção e implantação, fomentando o controle social pelo diálogo intersetorial, promovendo, conectando e fortalecendo mecanismos de descentralização e formas de participação popular.

Formador - Buscando promover o aprofundamento e a qualificação das ações de Educação Ambiental para sustentabilidade, comprometido com processos participativos, com atenção às comunidades de base, e educadoras/es ambientais populares, por meio de grupos e Coletivos Educadores que tenham como missão processos de formação, capacitação, mobilização, educomunicação, participação social e articulação em seus territórios de atuação.

Financeiro - Compreendendo o cenário histórico de baixos investimentos no campo da Educação Ambiental, o FunBEA busca captar recursos financeiros públicos ou privados e ser uma fonte de fomento e fortalecimento para ações e projetos nesta área no Brasil, com foco no controle social por meio de mecanismos de descentralização, redução da burocracia e ampliação da transparência destes recursos.

 

Nos conectamos com diferentes instituições, pessoas e movimentos entendendo as organizações da sociedade como uma das principais fontes formuladoras e implementadoras de políticas públicas. Busca demonstrar os caminhos para representatividade, fortalecendo coletivos e tomadas de decisões.

PARCERIAS COM IMPORTANTES UNIVERSIDADES

Universidades.png

FUNDO

A criação do Fundo representou pioneirismo na área do financiamento da Educação Ambiental no Brasil. Por meio dele é possível facilitar o repasse de recursos de forma transparente e acessível. Para fortalecer a capilaridade de projetos, além de viabilizar o fluxo de financiamentos, o FunBEA traz o propósito de identificar e articular iniciativas de Educação Ambiental para que ganhem escala, unindo pessoas e instituições, alinhando-as com políticas públicas e fortalecendo espaços de tomada de decisão.

 

No contexto nacional o FunBEA apoiou a construção do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental, com a construção da Plataforma MonitoraEA (http://monitoraea.org.br/) e a realização de processos formativos nas cinco regiões do país com educadores, gestores públicos, redes, comissões de educação ambiental entre outros, permitindo à estas instituições por meio de indicadores integrar, avaliar e monitorar as políticas de Educação Ambiental no território brasileiro. 

 

Para falar conosco:

 

comunicacao@funbea.org.br

www.funbea.org.br

Inscreva-se em nossa newsletter: https://www.funbea.org.br/#informativos

 

Acompanhe nossas redes sociais 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram