INCIDÊNCIA NO ECOSSISTEMA

A RFJS promove incidência junto ao ecossistema filantrópico para fomentar a ampliação de doações para as organizações, grupos e movimentos de base, fortalecendo o campo da filantropia comunitária e de justiça social. Para tais fins, promove estratégias que articulam ações de incidência em nível comunitário, nacional e internacional.

No nível internacional, a estratégia quer desafiar as práticas tradicionais de filantropia, a fim de contribuir para um processo de transferência de poder para as bases.

No âmbito nacional, busca influenciar o ecossistema filantrópico brasileiro, a fim de fortalecer a agenda da filantropia comunitária e de justiça social, que direciona recursos a comunidades locais, minorias políticas e organizações, coletivos e lideranças da sociedade civil apoiando as suas lutas por direitos.

Por meio da atuação em parceria com organizações nacionais e internacionais que atuam no campo da filantropia, a RFJS tem promovido e participado de eventos e ações com vistas a ampliar a divulgação da agenda da filantropia comunitária e de justiça social, contribuindo para disseminar conceitos e potências.

O programa de incidência da RFJS quer mostrar os impactos das doações no campo da justiça social e para as comunidades locais, criando uma espécie de vitrine de resultados. Para isso é necessário medir o que importa, e principalmente construir coletivamente as narrativas a partir das organizações que estão na base da luta por direitos e empregá-las em campanhas que possam mobilizar o ecossistema filantrópico para a ampliação de doações.