As organizações que integram a Rede no seu compromisso de promover, difundir e ampliar a filantropia para a justiça social através do apoio à grupos, movimentos e organizações da sociedade civil no Brasil estão desenvolvendo um conjunto diversificado de iniciativas de combate a COVID 19.

No contexto da Pandemia do Coronavírus, os fundos e fundações comunitárias reunidas na Rede de Filantropia para a Justiça Social vem desempenhando um papel estratégico para viabilizar a doação de recursos, inclusive através da promoção de campanhas com ampla capacidade de articulação, alcance e capilaridade no território nacional com foco nas populações mais vulneráveis, bem como também na produção de conhecimentos e disseminação de informações estratégicas para a tomada de decisões.

CONHEÇA EM DETALHES AS INICIATIVAS EM ANDAMENTO:

Doação de recursos para organizações, movimentos e grupos de base que estão realizando ações de enfrentamento dos impactos da COVID 19.

Mobilização de atores, doadores e recursos para a realização de ações diretas junto às organizações e grupos de base.

Campanhas informativas, portais de notícias e levantamento de análise de informações.

Ao longo de 2020, no contexto da pandemia, as organizações da Rede já doaram de forma direta um montante de R$ 14.019.120,70 para mais de 1.200 iniciativas da sociedade civil. As doações indiretas (cestas básicas, kit higiene e ajuda humanitária, de forma geral) somam aproximadamente 2,9 milhões de reais, totalizando mais de 16,9 milhões de reais.

O grande diferencial aqui é a capacidade de fazer apoios para iniciativas da sociedade civil de forma ágil e assertiva, ainda que o montante das doações não seja comparável ao volume de recursos mobilizados pelas grandes fortunas, empresas e/ou filantropos/as brasileiros/as.

Fazer com que esses recursos cheguem rapidamente nas bases, nas comunidades, nos atores estratégicos que atuam no enfrentamento da COVID 19 é de uma grande potência transformadora, para além de reconhecer sua expertise instalada na mobilização de recursos. E, certamente, esses recursos têm efeito multiplicador relevante na medida em podem alavancar e potencializar outras iniciativas de mobilização de recursos com atores estratégicos locais (campanhas de doação comunitária, por exemplo).

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