Filantropia comunitária de de justiça social

Aqui apresentamos iniciativas conjuntas entre organizações que atuam no campo filantropia comunitária e de justiça social. Acreditamos que essa forma de atuação propicia aprendizados comuns e um ambiente de trocas de experiências e criação de soluções conjuntas que fortalecem esse campo ainda em desenvolvimento no Brasil e com enorme potencial de promover impacto positivo no desenvolvimento local e na garantia de direitos humanos. O fortalecimento a filantropia comunitária de de justiça social contribui diretamente para o reconhecimento e legitimação da uma sociedade civil atuante e potente e para uma democracia mais inclusiva e perene.

A filantropia comunitária e de justiça social tem sua atuação voltada prioritariamente à mobilização de recursos (captação e doação) fazendo com que cheguem a organizações, coletivos, grupos, comunidades e lideranças que trabalham diretamente na promoção da justiça social e garantia de direitos.

Programa de Subdoação para o fortalecimento de iniciativas voltadas ao enfrentamento do Covid-19

Este programa é componente do projeto de fortalecimento da Rede de Filantropia para a Justiça Social, realizado com o apoio da Inter-American Foundation (IAF).

Na sua missão de fortalecer as organizações da sociedade civil brasileira que trabalham com direitos humanos, raciais, de gênero, socioambientais e desenvolvimento comunitário, o programa apoia a iniciativas de enfrentamento ao Covid-19 junto às comunidades, grantees, públicos alvo e parceiros envolvidos nos diversos territórios e áreas de atuação.

São três as linhas de atuação apoiadas pelo programa:

  1. Criação de fundos e linhas de apoio emergenciais para o enfrentamento ao Covid-19: doação de recursos para organizações, movimentos e grupos de base que estão realizando ações diretas
  2. Mobilização comunitária e campanhas de doação: mobilização de atores, doadores e recursos para a realização de ações diretas
  3. Campanhas de comunicação, informação e produção de conhecimento: campanhas informativas, portais de notícias, organização de informações e produção de conhecimento nessa temática

Neste momento, as propostas estão em análise por um Comitê de Seleção. Foi destinado um montante de R$ 210.000,00 e cada uma das propostas receberá até R$ 20.000,00. A previsão é que sua implementação aconteça entre junho/2020 e março/2021 e será acompanhada por um programa integrado de capacity building e de monitoramento e avaliação. Esperamos, com isso, fazer com que a implementação das propostas seja também um caminho de sistematização das experiências e produção de conhecimento para todo o campo da filantropia comunitária e de justiça social.

Em breve, as propostas aprovadas serão apresentadas aqui, bem como todo o processo de acompanhamento e aprendizado gerado no percurso.







Apoios:
Rede de Filantropia para Justiça Social
contato@redefilantropia.org.br


Licença Creative Commons
O trabalho Rede de Filantropia para a Justiça Social de Rede de Filantropia para a Justiça Social está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.redefilantropia.org.br